Info Angola

Destaques

Economia

World Economic Situation and Prospects

No mais recente estudo de análise à economia mundial, levado a cabo pela ONU - "Situação da Economia Mundial e Perspectivas" - é analisada a fundo a economia global, de forma extensa e rigorosa. Nele são identificados factores que conduzem ao crescimento, ameças, dificuldades, caminhos a seguir e previsões, com base nos números actuais.

Angola, tendo em conta o seu papel como potência emergente, figura neste relatório, no qual encontramos perpectivas futuras animadoras, como a previsão de crescimento da economia angolana para 2017 que se situa em 1,8%, tendo por base a actual cotação do petróleo e a sua preponderância na economia do País. Além destes aspectos são também identificados um conjunto de dificuldades a serem ultrapassadas e que podem concorrer para um valor de crescimento superior ao previsto.

Encontre no documento anexo, toda a informação com detalhe.

Ler mais...

Estudo Logístico Angola

Estudo de leitura essecial para investidores actuais, potenciais e particulares, o Estudo sobre a Logística em Angola demonstra as reais possiblidades logisticas para o desenvolvimento do País, cruzando factores como o território, as infra-estrutruras, a indústria, a rede de transportes e a situação económica de Angola. Além destes aspectos, está ainda contemplada a legislação vigente no país, tornando-o numa importante ferramenta de apoio.

Ler mais...

OGE 2016 Revisto

Em virtude de o Governo entender que os pressupostos técnicos das projecções macroeconómicas e fiscais necessitavam de ser ajustados à recente dinâmica conjuntural internacional e interna, em função do desempenho observado na primeira parte do ano e de novos prognósticos para o fecho do ano 2016, foi desenvolvida uma nova versão revista do OGE 2016.

Ler mais...

Banco Atlântico - Resumo Informação Financeira de Angola Outubro 2016

O Ministério das Finanças tornou público o OGE preliminar para o ano de 2017. No documento, ainda por aprovar em Assembleia Nacional, tem como pressuposto o nível do preço médio de exportação do petróleo bruto de 46 USD/barril, superior aos 40,9 USD previstos no OGE Revisto de 2016 e aos 45 USD/barril que levaram a revisão deste último. A Receita Total prevista para 2017 equivale a 18,6% do PIB, o que corresponde a 3.667 milhões KZ, com um aumento de 5,3% face a 2016.
A Despesa Total, por sua vez, cresce 7,2% face a 2016, atingindo 24,3% do PIB, 4.808 milhões KZ, suportada em grande parte pelo incremento das despesas correntes.
As despesas correntes cresceram na generalidade das subclasses, com destaque para a subclasse dos Bens e Serviços, verificando-se um incremento de 22,1%. As despesas de capital registam um crescimento de 3,5% face ao corrente ano, atingindo 5% do PIB.

Banco Atlântico - Resumo Informação Financeira de Angola Setembro 2016

O Comité de Política de Monetária do BNA manteve inalteradas as taxas de juros de referência na reunião do dia 28 de Setembro, constantes desde Junho, preservando a estabilidade do Sistema Financeiro com impacto positivo sobre a expectativa dos agentes económicos. A Taxa Básica de Juro (Taxa BNA) manteve-se em 16%, a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez manteve-se em 20% e a Taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez a sete dias em 7,25%.

O mercado cambial tem sido marcado pelo aumento do volume de venda de divisas aos bancos comerciais. Destaca-se que as vendas acumuladas de Julho e Agosto quase que dobraram em comparação aos meses de Maio e Junho, o que reflecte o alinhamento da autoridade monetária com as recomendações da última visita do FMI à Angola, para que se aumentassem as vendas.
A taxa de câmbio mantém-se estável e sem variações significantes desde o mês de Abril, altura em que atingiu 166,7 AOA/USD, mas com o aumento do volume de divisas vendidas gera pressão adicional sobre as Reservas Internacionais Líquidas (RIL). As RIL reduziram 3,10% de Julho a Agosto, situando-se em 23,22 mil milhões USD. Os dados preliminares referentes ao mês de Setembro estimam que a mesma se situe em 22,99 mil milhões USD.

Ler mais...

Banco Atlântico - Resumo Informação Financeira de Angola Agosto 2016

A redução do preço do petróleo observada nos primeiros meses de 2016, apesar da recuperação no segundo trimestre de 2016, levou o executivo a propor a revisão do OGE 2016. Embora algumas medidas de ajustamento já tenham sido implementadas, a proposta do OGE 2016 revisto prevê reduzir o preço do petróleo bruto médio usado no cálculo da previsão de receitas fiscais petrolíferas e como consequência a receita fiscal total reduz, como resultado da redução das receitas petrolíferas e do ligeiro aumento das receitas nãopetrolíferas.
Apesar da revisão das receitas, as despesas aumentam em termos nominais cerca de 4%, mas em termos reais reduzem mais de 30%, já que a inflação acumulada prevista pelo Governo para 2016 é de 38,5%, diferente do nível inicialmente previsto de 11% no OGE Inicial e de 44% nos dados inicialmente divulgados pela comunicação social como referentes a reprogramação Macroeconómica.

Ler mais...

Anuncie aqui! Clique para mais informações.