Info Angola

Destaques

História

Independência e Guerra Civil

  
Angola só viu perspectivas para a sua independência na sequência do derrube da ditadura em Portugal (25 de Abril de 1974). No processo de descolonização da África, Angola possuiu duas particularidades interessantes. A primeira é o fato de sua independência ter sido tardia. A segunda é o fato de ela ter tido, dentro do seu processo de independência, não apenas um movimento de libertação, mas três movimentos de carácter nacional, que além lutarem contra os portugueses lutavam entre si. Depois de longos confrontos, o país alcançou a independência em 11 de Novembro de 1975.

Ler mais...

“Para Angola, depressa e em força!”

O ano de 1961 foi o ponto central da luta anticolonial de Angola. Logo em Janeiro, no seguimento dos protestos dos trabalhadores das fazendas de algodão, o exército português levou a cabo violentas acções de intimidação e repressão.

 

Ler mais...

Os antecedentes de 1961

Os anos 50 e 60 foram de facto agitados em África. Das colónias portuguesas em África, Angola deu simbolicamente, em 1961, o mote para o início da luta armada contra o colonialismo português. Até então, e apesar dos movimentos das forças angolanas dentro do próprio país, ali tão perto de um Congo recém-independente, Portugal desvalorizou as informações e relatórios da PIDE relativos à situação angolana. Seguiram-se violentos ataques em pontos estratégicos do país e milhares de mortes. Tinha começado o lento mas importante processo de descolonização em Angola.

Ler mais...

500 anos de colonização portuguesa (1482-1975)

 
A situação que, em 1482, Diogo Cão, navegador português, encontrou quando chegou à foz do rio Zaire foi uma guerra entre povos. O navegador foi bem acolhido pelo governador local do reino do Congo, com o qual estabeleceu relações comerciais regulares. Porém, o reino de Ndongo manteve-se hostil e a dominação não foi tarefa fácil. Também os reinos de Matamba e Kassange mantiveram a sua independência até o século XIX. 
 

Ler mais...

Angola: As Origens

 Angola: O Início

 
HomoerectusfogoPara muitos historiadores e investigadores, o continente africano é considerado como o “Berço da Humanidade”, existindo indícios de que os primeiros humanos tiveram origem neste continente. A par do continente em que se insere, também Angola tem uma história riquíssima, sobre todos os aspectos. Assim, podemos afirmar que as origens de Angola remontam ao período Paleolítico Superior, pouco antes do período Neolítico. Várias descobertas de pinturas rupestres e utensílios utilizados na agricultura, em regiões onde hoje se encontra o país, apontam para uma ocupação do território desde esta altura.
 
 Encontre abaixo as origens dos povos que hoje habitam Angola.
 

Ler mais...

Angola: os números das eleições – 1992, 2008 e 2012

Dentro de algumas semanas terão lugar as Quartas Eleições em Angola. O povo angolano será chamado a eleger os deputados que os irão representar na Assembleia Nacional, na próxima legislatura, bem como eleger o próximo Presidente da República de Angola. Serão Eleições Gerais. 

Este documento é um caderno de resultados eleitorais, o mais completo, reunindo todos os dados existentes para ajudar a compreender o que aconteceu até aqui nas eleições em Angola.

Ler mais...

Anuncie aqui! Clique para mais informações.