Info-Angola

Você está aqui: Início País/Províncias Angola Economia Investimento
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size
Investimento
Investimentos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O investimento é uma das variáveis macroeconómicas mais importantes para a apreciação do desempenho de qualquer economia. Os dados estatísticos que constam do quadro seguinte não integram informações sobre a expressão e o comportamento do investimento privado nacional, por inexistência de recolhas numéricas sistemáticas.

Verifica-se que o investimento directo estrangeiro – sobretudo petróleo e ultimamente também diamantes – se comportou, durante o período, de um modo muito dinâmico, com taxas de crescimento médio muito significativas, quer para o investimento bruto quanto para o investimento líquido. Constata-se, ainda, que o peso do investimento directo estrangeiro no PIB foi de 10,5% em termos líquidos e de 17,2% em valores brutos, em média no período.

Por outro lado, a participação das despesas de capital do Estado na dinamização da economia nacional tem sido muito tímida, não tendo representado a sua contribuição para a formação interna de capital mais do que 3,6% em média no período em análise. Este concurso modesto da actividade do Estado em matéria de criação das condições básicas indispensáveis para a reconstrução económica é, do mesmo modo, validada por duas taxas médias de crescimento: a evolução das despesas de capital nem sequer chegou a 1% ao longo do período e o respectivo rácio em relação ao PIB foi negativo (6,7%).

Comportamento dos investimentos (milhões de dólares correntes)

Image

Continuar...