Info Angola

Destaques

Cultura

"Dicionário" de autores angolanos chega ao mercado nacional

 Da autoria de Tomás Lima Coelho, a obra que agora será lançada é um compêndio sobre 1780 nomes da literatura angolana. 

Criar um índice de todos os escritores nascidos em Angola desde 1642 até à actualidade foi o desafio a que se propôs responder o escritor Tomás Lima Coelho.
Ao longo de uma década, o autor, natural de Angra do Negro, em Mocâmedes, e a viver em Portugal desde 1975, dedicou-se a esta inédita investigação sobre literatura angolana, tendo catalogado 1780 autores naturais de Angola ou naturalizados angolanos, e mais de cinco mil livros publicados.

O resultado é a obra: Autores e Escritores de Angola 1642-2015, que o autor dedica "a todos os que usaram algum tempo da sua vida a escrever livros", e que é descrito como um exercício de memória muito útil a quem quer conhecer ou estudar a cultura Angolana. Editado pela Perfil Criativo com uma tiragem limitada a 400 exemplares, o livro chega agora às livrarias e será lançado a 22 de Setembro, num evento que decorrerá em simultâneo em Luanda e Lisboa, com a ligação em directo pela internet entre as duas capitais, num momento singular e histórico de reencontro que servirá, também, para assinalar mais um aniversário do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, a 17 de Setembro.

Definido por Adelino Torres, professor catedrático da Universidade Lusófona de Lisboa que escreveu o prefácio, como "de consulta indispensável na área da cultura e da literatura nacional", este projecto editorial não se extingue com esta edição. O próprio autor reconhece que, apesar do seu esforço, poderão ter ficado "de fora" alguns nomes, por terem edições de autor sem grande destaque, por exemplo, e que poderão vir a figurar em futuras ree-dições,corrigidas e aumentadas.

Em Luanda, o evento terá lugar no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), a partir das 19h00, e será apresentado pelo jornalista Armindo Laureano, contando com a presença de nomes das artes e letras angolanas, como Carmo Neto, da União de Escritores Angolanos, Amélia Dalomba, Lopito Feijó e Dário de Melo. A organização está a cargo da Vivências Press, empresa responsável pela chegada do livro ao País.

Em Lisboa, onde estará o autor, Tomás Lima Coelho, o lançamento será na sede da CPLP, aproveitando para celebrar o vigésimo aniversário desta organização e, também, para chamar a atenção para a importância da cultura nas relações dos povos lusófonos.

Para além de Adelino Torres, que escreveu o prefácio, é esperada a presença de convidados como Eleutéria Qrnelas, Miguel Kiassekoka, ou Miguel Anacoreta Correia.

O lançamento desta obra é acompanhado pela "inauguração" de uma livraria online, a www.autores.club, aberta a todas as pequenas editoras de língua portuguesa, e de um blog de Tomás Lima Coelho http://angola.autores.club, destinado à divulgação de autores, livros, lançamentos e exposições.

Fonte: Jornal Expansão, 16 Setembro de 2016

 

[ Voltar ]
Anuncie aqui! Clique para mais informações.